Vai construir ou reformar?

30-09-2013 16:25

Durante toda a nossa vida, meus pais sempre amaram, construir e reformar nossas casas. O ávido desejo de mudança do meu pai se combinava perfeitamente com a paixão da minha mãe por arquitetura. E até hoje eles estão sempre fazendo projetos, pensando como fazer e refazer não só a casa, a fazenda, mas também a vida.
 

Sempre achei incrível isso neles. Minha mãe ao entrar em uma casa logo imagina o que poderia mudar ali, ainda não sei por que ela não escolheu a arquitetura como profissão. Já o meu pai, tem horror a tudo que é legalismo, conformismo e formatação. Ele decidiu como modelo de vida não se apegar as coisas, aos formatos, a aparência, por isso ele se tornou um amante das mudanças.


Por isso, quando penso em reconstruir, em fazer reformas, em mudanças, lembro-me deles e do que aprendi nesses anos de intensas transformações e reformulações.
Para reconstruir é necessário desapego. Deixar para traz tantas coisas, inclusive alguns sentimentos como apego, saudosismo e até mágoas e dores. Derrubar as velhas formas e por abaixo algumas estruturas agora desnecessárias. E isso por mais difícil que seja é essencial em tempos de mudança.

 

Quantas vezes queremos o novo, sem abrirmos mão do velho? Queremos avivamento sem abrir mão da religiosidade? Queremos relacionamentos sem abrir mão de nada? Queremos santidade, mas não temos coragem para abrirmos mão dos pecados?

 

- Derrube as velhas estruturas, colunas frageis não sustentarão construções sólidas. Jogue fora o tecido rasgado. Não insista em colocar vinho novo em odres velhos. Deixe para traz o que não deu certo. Pare de se agarrar ao saudosismo e a um passado que foi bom, mas já não é o suficiente! Que o terreno do seu coração esteja limpo para que o novo venha!


Para construir ou reformar é necessário um bom projeto, ter sonhos e visão. Sem termos em mente nossos objetivos, podemos acabar por nos perder na caminhada. Provavelmente você já viu uma casa que tinha tudo para ser linda, mas que acabou por se tornar uma tragédia arquitetônica, exatamente por não ter sido bem projetada. O projeto é o que guiará cada fase da reconstrução. Por isso, quando vocë estiver cansado e com dúvidas, pare um instante e se lembre do seu objetivo, se lembre do que te motivou a reconstruir.Os sonhos sáo o alimento da alma, o que nos impulsiona a continuar!
 

- Sonhe. Transforme seu sonho em um projeto. Estabeleça metas, ou seja, descubra quais são os caminhos que podem te levar ao teu objetivo. E trabalhe para construir seu sonho.
 

Esteja pronto para os imprevistos e diante deles não desestimule. Qualquer projeto de reforma, terá seus contratempos. Construir não é algo fácil. Haverá sempre os pedreiros enrolados, o material que acaba antes da hora, atrasos na entrega e tantos outros embaraços tão próprios da construção.
 

- Você decidiu mudar, fazer uma faxina em uma área da sua vida? Executar um projeto antigo? Saiba que você terá que ter paciência e força para enfrentar algumas desordens que poderão ocorrer na jornada.
 

E por fim, cuidado com os palpites. Nada atrai mais palpites do que a construção e execução de um projeto. Os palpiteiros em sua maioria são pessoas de boas intensões, mas que por estarem distantes da realidade do projeto, acabam por trazer mais confusão a sua reforma. Ouvir conselhos é sempre importante, mas busque a opinião de quem esteja vivendo ou já viveu um momento como o seu. Ouça quem conhece de perto sua realidade e que pode te orientar nas suas escolhas e decisões.
 

- Foque e não se deixe contaminar com os palpites e criticas sem fundamentos. Busque e ouça orientação nas fontes corretas. E então não se deixe embaraçar.
 

Vamos construir uma nova realidade? É tempo de dá forma aos sonhos e reformar os projetos!

Contacto

Rebeca Barros rebeca.neri@gmail.com