Blog

02-02-2014 11:32

Há alguns anos, comprei um chaveiro com um pequeno globo pendurado, aquele era o símbolo de uma nova fase da minha vida. Abria a boca orgulhosa:

- Agora o mundo é minha casa!

Para alguém que malmente dormia fora de casa, morar em outra cidade, centenas de quilômetros de casa, era um passo gigantesco. Não desprezava os meus pais,, nem os cuidados deles por mim, mas sabia que aquela era a hora de ir em frente atrás de meus sonhos, tendo a convicção que eles estariam lá toda vez que precisasse.

Tinha 18 anos, e não foi fácil. Mas aprendi preciosas lições que levarei comigo para toda vida.

Longe de casa aprendi mais do que cozinhar, aprendi que é preciso ter um coração humilde para aprender. É preciso ser disponível, começar debaixo, e ir subindo cada degrau por vez.

Longe de casa aprendi o significado de companheirismo, aprendi outra versão para a palavra “amigo” e descobri que os que escolhem nos amar e estar juntos, mesmo nos conhecendo para além dos dias de festa, esses merecem o nosso respeito e  admiração.

Longe de casa aprendi a valorizar mais minha casa. Não que eu já não valorizava, mas aprendi que o cotidiano, as conversas em torno da mesa, as risadas e lágrimas, o partir do pão e as orações, tem um valor imensurável.

Longe de casa eu aprendi a fazer outros que como eu estavam longe de casa se sentirem mais em casa.  Aprendi que um lar se faz não com moveis, nem com utensílios eletrodomésticos, mas se constrói com amor, amizade, respeito e carinho.

Longe de casa eu aprendi a dar passos, a vencer desafios, a crescer, sem me esquecer de minhas raízes. Compreendi que somos nós mesmos que colocamos a maioria das barreiras que nos impedem de prossegui.

Longe de casa eu aprendi a administrar a liberdade, a zelar pelos meus princípios e não abandonar os meus valores. Aprendi a ser quem eu de fato sou mesmo sem ter quem me cobrasse isso

Aprendi que com Deus no coração, família na retaguarda e amigos do nosso lado, a palavra impossível não existe.

22.11.11

 

 

 

 

02-02-2014 11:29

Remexendo nos arquivos do meu PC, meu velho companheiro de guerra, encontrei perdido vários rascunhos de textos que escrevi há algum tempo. Decidi então terminá-los e compartilhar com vocês. Espero que gostem!

20-07-2013 12:12

Hoje não quero escrever uma poesia, nem vim postar aqui um texto elaborado de reflexão. As minhas palavras hoje são apenas de gratidão. Agradeço a Deus por ser meu mais precioso amigo e por me dá amigos tão especiais como os meus.

Agradeço a vocês meus amigos, que são prova concreta do amor e cuidado de Deus em minha vida. Obrigado por serem amparo e proteção, por serem tão presentes, mesmo quando estão fisicamente distantes. Obrigado por serem refúgio, alimento fresco para o meu coração.

Agradeço, pois por muitas vezes eu falho e não consigo ser o amigo que você merece. Mas ainda assim você me perdoa e não desiste de mim. Obrigado, por ser tão compassivo tão paciente e misericordioso, por relevar tantas coisas e me abraçar com carinho.

Quando tudo está dando errado, quando os dias estão difíceis, sei  que você estará lá para me ajudar. Como é bom ouvir você dizer: “vai dá tudo certo!”. Isso me ajuda a vencer meus medos e me faz prosseguir.

Meus amigos, vocês são aconchego, afago que me faz bem. São meus motivadores, meus incentivadores, que enxergam em mim coisas que eu mesmo não consigo ver. É por e para vocês que eu escrevo e que esse blog existe.

É por ter vocês em minha vida, que acho o dia 20 de julho um dos dias mais legais do ano e que o termo “amigo” é uma das mais belas palavras que existem.

Amo vocês e espero um dia retribuir um pouco de tudo o que vocês são para mim!

 

Quer ler mais sobre amizade?

Palavras para um amigo: https://rebecabarros.webnode.pt/news/palavras-para-um-amigo/

Vivendo sonhos: https://rebecabarros.webnode.pt/news/vivendo-sonhos/

12-07-2013 00:34

Senhor, me ajuda a entender o tempo de cada coisa.

A seguir para o meu destino.

A semear em boa terra.

E a esperar cada estação.

Senhor, me ajuda a deixar ir o que precisa ir.
A me agarrar ao que tu tens para mim.
A ter forças para lutar quando preciso,
e a ter tranquilidade para descansar nos dias de paz.
Senhor, me ajuda a calar minha alma aflita e a encontrar a resposta para minhas inquietações.

Me ajuda a não me silenciar em meio a injustiça e a me levantar como farol em meio a escuridão.
Me ajuda a encontrar o caminho, a me encontrar enquanto caminho e a deixar por lá os pesos desnecessários.

Senhor, me ajude a ter um coração humilde, para saber pedir perdão, para saber ouvir um não, e para sempre que precisar, ter coragem de pedir ajuda.
 

03-06-2013 14:02

Quando a flor desabrochou, descobriu que a vida era muito mais bela e intensa do que descrevia o poeta que por ali passava. Também descobriu que nenhuma das lamentações que ouviu era capaz de descrever as inevitáveis dores e sofrimentos dos viventes. Ao desabrochar compreendeu que nenhuma palavra era tão profunda e grande o suficiente para caber nela um sentimento. Percebeu que nenhuma melodia era capaz de conter toda a felicidade e admiração que a vida lhe provocava. E que nem os mais habilidosos oradores seriam capazes de prepará-la para os dias de tempestades ou para os abruptos cortes.
Descobriu assim, que a vida extravasa de tantas as formas, pois é maior, mais preciosa e bela, do que qualquer poesia, música, dança ou pintura. E por a vida ser mais, ela jorra pela arte

 

 

 

27-05-2013 22:32

Já dizia o grande poeta: a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional.

Sei que a coisa não é tão simples assim. Particularmente, não acredito que o sofrimento seja tão opcional, mas concordo parcialmente com Drummond.  Às vezes, parece-me que muitas pessoas estão escolhendo uma vida de eterno sofrimento.

Explico, tem muita gente por aí que faz das dores e dificuldades uma grande desculpa para viver sempre infeliz.  Gente que vive reclamando de tudo, que nunca vê beleza em nada, que acha que todos estão contra ele, que todos querem explorá-lo, humilhá-lo, tirar alguma vantagem dele. Como conheço gente assim, que vive usando suas redes sociais para alfinetar alguém e tudo que os amigos postam, a pessoa acaba  achando que é uma indireta para ela.

Ah, como tem gente que cultiva o sofrimento, que acha que a vida para ele é mais difícil do que para os outros. Gente que escolhe o distanciamento e depois se queixa da solidão, que diz que sente saudade, mas não tem coragem de dar nenhum passo para o reencontro, que não tem coragem de pedir ajuda, mas que reclama por que ninguém apoia.

Sei que há sofrimentos inevitáveis, e isso faz parte da vida. Mas por favor, vamos descomplicar!

Não estou falando de ter uma postura Polianesca, mas de dá uma chance para o belo, para o bom, para o bem. A vida já tem suas complicações, não dificulte mais as coisas.

 

08-05-2013 21:12

Quem de nós, nunca desejou ser acordado com uma surpresa, receber um bom dia carinhoso, ter uma bela mesa de café da manhã lhe esperando, começar o dia ganhando presente? Quem nunca se pegou imaginando no meio do dia receber uma ligação especial, ganhar flores, ouvir o patrão ou o professor dizer pode ir para casa, você tá liberado!

Quem depois de um dia cansativo, não sonhou chegar em casa e ser recebido com uma sopinha quente, um abraço, uma massagem, ou ter um grande amigo te esperando?

Muitas vezes vivemos desejando ser surpreendidos, elogiados, reconhecidos, honrados, festejados. E de fato, não há mal nisso!

O grande problema é quando isso não acontece, nos sentirmos injustiçados, incompreendidos, desvalorizados e afins. Esses sentimentos são muito arriscados, pois geram frustração e magoas, deixando a vida amarga, na qual as coisas boas são ignoradas por serem diferentes do que esperávamos. Desprezamos os pequenos gestos de amor e carinho que recebemos, por não serem aqueles que nós achavamos que mereciámos.

Outra coisa importante é pensar, o quanto temos sido o abraço apertado, o bom dia especial, o sorriso motivador, o que presenteia o que faz a surpresa, o que se dispõe a fazer a diferença e alegria dos outros?

Queremos tanto, mas damos tão pouco. Idealizamos tanto, mas estamos tão pouco dispostos a investir em outros. Tão frequentemente nos sentimos merecedores, e tão poucas vezes somos gratos aos que tanto nos dão.

Eu pessoalmente tenho desejado ser quem faz, ser quem surpreende, ser quem transforma, ser quem investe. Afinal, já recebi tanto de Deus, e das pessoas que me cercam, que nada mais justo do que ser uma semeadora na vida desses e de outros que não tiveram o mesmo privilégio que eu.

Vamos semear?

 

07-05-2013 13:48

Talvez seja por estar chegando meu aniversário, mas tenho pensado muito sobre construir bons hábitos e reforçar outros. Acho sempre válido, a reflexão e a avaliação da nossa vida e do que colocamos como importante e como metas pessoais. Vou compartilhar aqui uma listinha que fiz para mim mesma, para me lembrar de hábitos que desejo construir em minha vida. Divido com vocês para inspirá-los a fazerem suas próprias listas!

 

Hábitos a serem desenvolvidos

1. Agradecer sempre
2.Pedir a benção dos meus pais, tios e avós
3. Elogiar sempre que possível
4. Olhar para o céu sempre com admiração e espanto
5. Minhas primeiras palavras e meus primeiros pensamentos de todo dia serem para Deus e em Deus
6. Rir antes de dormir
7. Não deixar um mês passar sem ter lido pelo menos um livro
8. Cantar, dançar, pular e brincar, fazer pelo menos uma dessas coisas durante o dia
9. Sempre que possível conversar com uma criança
10. Dizer as pessoas o quanto elas são importantes para mim
11. Aprender a expor mais minhas opniões
12. Rever meus hábitos e sempre estar aberta a mudanças

 

E aí o que você quer tornar um hábito na sua vida?

07-05-2013 13:20

Não sei se é algo próprio das mulheres, mas eu detesto fazer uma pergunta a alguém e não receber resposta.  Minha aflição não é receber um não,  uma resposta indesejada, um não sei, vou pensar, espero um pouco que te dou uma resposta. O que me angustia mesmo é ser ignorada,  não receber resposta alguma, e como dizem os mais modernos, ser deixada no vácuo.

A teoria da comunicação alerta: é impossível não se comunicar, ou seja até o silêncio nos comunica algo. O problema disso é que quase sempre a nossa interpretação do silêncio do outro é diferente do que de fato ele quer dizer. Projetamos ali, naquele vazio, os nossos próprios medos, inseguranças, anseios, desejos, e fazemos uma interpretação livre do que a não resposta do outro quer dizer.

Assim, quando você se cala, se esconde, foge de uma pergunta, de uma escolha, de um problema, você continua comunicando e escolhendo, só que de uma maneira nem sempre efetiva e consciente. Você dá espaço para interpretações equivocadas e cheias de ruído.

Então, se você precisa de um tempo para pensar, se você precisa de um tempo de silêncio, avise antes. Todos tem direito ao silêncio, mas é educado comunicar  as pessoas que importam que esse é o seu tempo.

Deixar as pessoas no “vácuo” é dá espaço para duvidas e  leituras nem sempre adequadas dos seus atos.

 

 

 

 

14-08-2012 21:53

Olá queridos leitores e amigos,

Já faz muito, muito tempo que não posto nenhum texto por aqui. Mas estou tentando me organizar e me disciplinar para voltar a escrever com uma maior frequência. Estaremos atualizando o blog e fazendo algumas mudanças nos próximos dias. Enquanto isso confira e comente os novos textos. Espero que possam diverti emocionar e tocar vocês de alguma forma.

1 | 2 >>

Contacto

Rebeca Barros rebeca.neri@gmail.com