Reflexões de uma babá

18-08-2013 11:46

Vez em quando, recebo uma missão especial. Ficar de babá de meu priminho. Esse foi um desses finais de semana, vivendo mais pertinho desse mundo infantil.

Pega-pega, carrinhos, esconde-esconde, desenhos, lápis coloridos, e tudo o mais que um menininho de quatro anos pode inventar. E como é interessante perceber que para eles não precisa de muita coisa para que eles se sintam felizes e plenos.

Como as crianças são simples e ao mesmo tempo intensos em sua forma de viver. Basta um biscoito recheado, ou qualquer outra guloseima, um amigo que embarque em suas aventuras e alguém que lhe dê limites e proteção e que quando precisar lhe dê colo e amparo.

Mas se pensarmos um pouco, será se nós adultos, também não precisamos só dessas poucas coisas, para experimentarmos a  felicidade? Será que não somos nós que complicamos mais as coisas?

Precisamos de um "biscoito recheado" ou seja algo que adoce nossa vida e alimente nossa alma. Que nos encha de energia e animo para viver. Um sonho, um projeto, uma esperança, uma paixão, ou qualquer coisa que nos move e nos revitaliza.

Como as crianças, nós adultos nos sentimos felizes quando encontramos pessoas que estejam disponíveis para entrar nas nossas aventuras e nas nossas loucuras. Ter amigos que estejam do nosso lado e que digam, conte comigo, estamos juntos! Como é bom ter com quem dividir a vida, os sonhos, as frustrações, os desafios. Faz bem para alma, ter companhia e cumplicidade.

 Se por um lado é bom termos pessoas que nos ajudem a sonhar, que nos dê asas para voar. Também é importante termos pessoas que nos ajudem a termos equilíbrio e nos orientem e direcionem. Pessoas que sejam líderes e referenciais, que sejam esse amparo e proteção para nossa vida. E por fim, que nós possamos ter alguém que no fim do dia, possamos nos achegar e descansar no seu colo, que quando acabarmos nos machucando, possa ser cura e cuidado para nós.

Que possamos apreder com as crianças, e encontrarmos a felicidade na simplicidade!

Contacto

Rebeca Barros rebeca.neri@gmail.com