O consolo

02-06-2013 16:31

Isaque marcou um tempo de alegria na vida de Abraão e Sara. Ele foi a promessa realizada, o sonho concretizado. Aquela era uma família feliz, até que um dia a morte chegou e trouxe tristeza ao “riso”. Isaque sentiu a dor profunda de perder a sua mãe Sara. Aquela que sonhou e desejou tê-lo nos braços, que dedicou sua vida a cuidar e amar seu filho, agora habitava apenas nas memórias e no coração do rapaz.

Sofria Isaque e seu pai observava tudo, seu filho amado parecia tão entristecido, para ele era necessário um precioso consolo.

O consolo é um balsamo para as feridas, um abraço para a alma ferida e o conserto para um coração quebrado. Sim, o consolo é o alivio pelo qual a alma aflita clama, o alento que restaura um coração machucado, o beijo da graça.

E foi aí que minha xará entrou na história.  Eliézer recebe a missão de buscar uma esposa para o seu amo Isaque, entre as mulheres do povo de Abraão, e como vocês já conhecem a história, Rebeca foi à escolhida. Sei que essa é uma historia que deixa muitos coraçõezinhos cheios de esperança e sonhos, mas com a licença de vocês vou pular essa parte romântica e deixarei esse foco para outra oportunidade.

O fato que mais me chama a atenção é o final do texto que diz que Rebeca foi o consolo para o seu esposo Isaque.

" Isaque levou Rebeca para a tenda de sua mãe Sara; fez dela sua mulher, e a amou; assim Isaque foi consolado após a morte de sua mãe."  (Gênesis 24:67)

Esse verso sempre me encanta. Essa possibilidade de ser consolo na vida de alguém, de ser remédio para a alma, ser essa renovação de sonhos e esperanças a cura para dores profundas. Creio que esse é o chamado da igreja de Cristo, o que Isaias profetizou no capítulo 61 do seu livro.

E é nesse texto que encontramos o que nos capacita a sermos consoladores; “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim...”. Sim, é o Espírito de Deus que nos capacita e nos dá a sensibilidade e poder para que nossas ações e palavras toquem e transformem vidas.

Rebeca trouxe um novo animo para Isaque, foi o presente precioso de Deus para ele, a lembrança do imensurável amor do Pai e que aquela dor não era maior do que toda a alegria que ele ainda experimentaria.

Desejo que muitos, ao lerem esse texto, se levantem como Rebecas, que consolem os tristes e amargurados, que sejam disseminadores do amor curador de Deus, que semeiem esperança e vida nos corações ressequidos.

E oro para que você que tem se sentido sozinho, triste ou com medo, que sabe que precisa de um abraço da graça, um toque de cura e de alivio para o seu coração, que Deus levante Rebecas na sua vida, que sejam instrumentos da vida de Deus.

Ah, um pequeno detalhe, você não precisa casar com alguém para ser consolo na vida dela. Desenvolva essa característica na vida dos seus amigos, familiares, colegas de escola e trabalho, e na vida de quantos mais o Senhor Deus colocar no seu caminho.

Contacto

Rebeca Barros rebeca.neri@gmail.com