O jardim de mamãe

30-08-2011 16:04

 Em uma dessas datas comemorativas, tipo dia dos namorados ou aniversário de casamento, liguei para minha mãe, com uma pergunta bem adolescente.

- Mãe, o que papai te deu de presente? Ele não te deu flores?

Minha mãe respondeu com a tranqüilidade de quem conhece em profundidade sobre o amor, e sabe que ele vai além de presentes e declarações, que ele acontece dia-a-dia, nos pequenos detalhes que fazem da vida, vida.

- Não, ele não me deu presentes, mas esqueci de ti falar que essa semana ele plantou um jardim pra mim aqui em casa.

E como aprendi com esse ato do papai, qualquer um amante ou nem tanto, poderia enviar flores, em um belo buquê. E não nego que  esse seja um belo ato que expressa amor, carinho, admiração, e tantos outros sentimentos. Mas poucos podem ou melhor, estão dispostos a plantar um jardim.

O jardim é como um relacionamento precisa de esforço, tempo, desejo. Para se plantar um jardim é necessário ter em mente a cor e perfume das flores que virão. Ou seja, é preciso ter esperança.

O jardineiro, seja ele um profissional ou um amador, precisará investir seu suor, sua garra e sua determinação.

O jardim deverá ser regado com doses diárias de água, de sol e vez ou outra deverá ser adubado e podado. Assim também,  qualquer relacionamento necessitará de cuidados contínuos, de atenção, afeto e vez em quando deverá ser podado, reajustado, afim de que sua saúde seja preservada e não se gaste tanta energia em espinhos ou em folhagem que já se tornou desnecessária.  Podando aquelas magoas e os antigos desentendimentos.

Só se planta um jardim para alguém com quem você deseje compartilhar longos períodos da sua vida. Ninguém planta um jardim, e não quer vê suas flores. Jardim é compromisso, é responsabilidade, e comprometimento. Relacionamento é isso tudo e mais um pouco.

Muito tempo depois das primeiras mudas plantadas, lindas rosas enfeitam a entrada da nossa casa. O jardim da mamãe se encheu de flores em seu aniversário, lembrando-me da ligação que fiz há tempos atrás, e do que aprendi com aquela doce resposta.

E aí, para quem você plantaria um jardim?

 

Rebeca Barros

Contacto

Rebeca Barros rebeca.neri@gmail.com