Detalhes

14-08-2012 21:55

No final de 2010, ao viajar para Israel, passei por um a situação no mínimo constrangedora. No aeroporto de Telavive fomos convidados, para não dizer obrigados, a abrir toda a nossa bagagem. A cena trágica e muito chata, de ver aqueles homens rudes, abrirem todas as malas, e mexerem em todas as nossas coisas, em busca de drogas e contrabandos, foi temperado por uma pitada de comédia. Ri disfarçadamente, ao ver aqueles caras que mais pareciam “brutamontes” dos filmes sobre a máfia, terem que abrir cada uma das minhas caixinhas, nécessaires e bolsinhas que eu carregava na bagagem.

Faço aqui um adendo, amo aquelas caixinhas, saquinhos, bolsas, nécessaires, de separar e guardar brincos, sapatos, itens de higiene pessoal, esmaltes, acessórios, entre outras infinidades de pequenos objetos que fazem parte do universo feminino.

Voltando a cena do aeroporto, o cara mal-humorado, cujo hebraico me parecia mais um festival de gritos e xingamentos, se deparou com a “perigosa” caixinha da minha escova de dente, mexia de um lado, rodava para o outro, e nada de consegui abri-la. Aproximei-me dele e pedi, pra deixar mostrar como era, apertando dos lados e a tampinha abriu o suficiente para que ele averiguasse que era apenas creme dental e duas escovinhas apropriadas para o aparelho.

Foi então que percebi o quanto gosto de detalhes, o quanto as pequenas coisas e gestos também são importantes e fazem diferença na minha vida. Sempre disse que reconheço Deus nos detalhes, nas pequenas coisas, no dia-a-dia, e na simplicidade. Não que Ele não tenha feito grandes milagres na minha vida, pelo contrario, sou testemunha viva de poderosos feitos de Deus. Mas vejo com grande gratidão, os milagres diários, as coisas que muitas vezes passam despercebidas aos nossos olhos.

Esses dias li um versículo que me tocou em particular, ele se encontra no livro de Provérbios, capitulo 3, verso 6, que diz:

“reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.”

O Deus que eu tenho conhecido é um Deus de detalhes, que faz pequenos milagres todos os dias, para me fazer mais feliz e mais forte.  Não quero Deus apenas em algumas áreas da minha vida, eu o quero em todos os meus caminhos, em cada um dos pequenos compartimentos do meu coração. E mais do que isso quero ter a sensibilidade para reconhecê-lo!

Contacto

Rebeca Barros rebeca.neri@gmail.com