Amigo é...
O que é um amigo? Alguém fez essa pergunta esses dias, e fiquei a pensar. Sei que essa é uma daquelas perguntas que não tem uma resposta definitiva, uma daquelas coisas que a gente sabe, mas é difícil de explicar, que a gente sente, conhece, mas que as muitas palavras não são capazes de conceituar.
Mas queria falar um pouco sobre como eu percebo, sinto e experimento a amizade. Talvez para mim, uma das palavras que mais se encaixa em relação aos amigos é a palavra presença. Ser amigo é quase que inevitavelmente ser presente na vida de alguém, e não digo da presença física exatamente. Os amigos são aqueles que estão presentes em nossas memórias, nossos sonhos (dormindo e acordado), na nossa história, na nossa mente e principalmente no nosso coração.
É aquele que de repente, sem ser nem o dia do seu aniversário te liga, ou te deixa um recadinho nas redes sociais só pra dizer que se lembrou de você. É aquele que depois de tanto tempo sem te vê, te encontra e te envolve naquele abraço cheio de amor e saudade.
O amigo é quem esteve presente no dia da morte de um ente querido, e também no dia que você apresentou seu TCC, ou talvez o que corrigiu ele para você, que fez de tudo para comemorar o seu aniversário ao seu lado, mesmo em um dia de chuva. É aquele que já viu você chorar e falou chora não por que eu vou chorar também. Amigo é aquele que conhece seus pontos fracos e mesmo quando se sente tentado, faz um esforço terrível para não usá-los contra você.
Finalizando, mas não concluindo, amigo é aquele de quem você se lembra e sente falta. É aquele que ora por você e se alegra com as boas coisas que acontece contigo. Sim, o amigo é a presença e o que está presente. E hoje é um bom dia pra você demonstrar o seu amor por seus amigos, faça algo diferente, e mostre a ele que você quer estar presente na vida dele.