Sobre a dor e o amor...

14-08-2012 22:06

Nos últimos dias, depois de ouvir algumas histórias repletas de dor e sofrimento, fiquei pensando sobre como podemos ser transformados pelas experiências mais dolorosas.
É incrível vermos vidas tomarem rumos tão diferentes após uma situação trágica ou traumática. Seja a senhora que após uma infância sem afeto ou apoio, se torna uma mãe tão carinhosa e prestativa a sua prole. Ou aquele profissional de saúde, que passa por uma doença grave, e isso transforma o seu jeito de tratar seus pacientes.
De fato a dor tem a capacidade de nos transformar, e transformação não significa necessariamente sermos melhores do que éramos, significa mudança de rota, de reação e de atitude. As transformações normalmente seguem o caminho da melhor adaptação, e adaptar-se é se modificar na tentativa de sobreviver.
Quando somos machucados, sentimos de perto a nossa humanidade, e em um mundo como o nosso isso se torna cada vez mais difícil e mais necessário. A dor nos permite reconhecer nossos limites e nos faz percebermos que necessitamos do outro.

Há algumas dores essencialmente pessoais, aquelas que ninguém pode acalentá-las, a não ser nós mesmos. São aquelas dores que precisamos sentir, são as dores do ego ferido e do orgulho quebrado, a dor da solidão e dos pecados praticados.
Existem também as dores coletivas, aquelas que nos revoltam diante da injustiça e da indiferença. Essas dores são capazes de gerar uma revolução ou quem sabe uma estratégia de enfrentarmos coletivamente a dor de uma sociedade. É com essa dor que nascem organizações humanitárias, trabalhos sociais e de voluntariado.
Sem dúvida, a dor é capaz de nos transformar e quando somos sensíveis aos seus perturbadores gritos, somos convidados para tomarmos novas atitudes frente à vida. E então, despertos, somos convocados para a mudança.
Mas não há como conferir apenas à dor esse potencial de transformação. Na verdade acho que há algo mais poderoso do que a dor capaz de dar um novo destino ao ser humano, e esse poderoso propulsor de mudança é o amor.
Na minha própria experiência, pude conhecer essa característica do amor. O amor ele é capaz de libertar uma alma do seu opressor e fazê-lo livre para construir uma nova história. O amor é capaz de esperar uma semente brotar até se tornar uma grande arvore de bons frutos.
Sim, o amor é o que nos ajuda a suportar a dor, a perdoar e sonhar com o futuro. Faz do solitário um amante da vida, e do jovem inconseqüente um pai de família exemplar. O amor em qualquer do seus aspectos é capaz de dar novos significados a uma vida.
Esse sentimento tão complexo e completo, que tem em si uma síntese de tudo que é bom, respeitoso e digno, é o reflexo do seu Criador. E a toda a dor Ele suportou para que nós conhecêssemos sua essência, que é o amor. E diante das nossas fraquezas e dores pudéssemos conhecer seu amor e sermos transformados por ele

 

 

 

 

 

 

 

Contacto

Rebeca Barros rebeca.neri@gmail.com