Quem você quer ser quando envelhecer?

14-10-2013 13:02

Há dois anos, nossa família se reuniu para comemorarmos os 80 anos da minha avó materna. Naquele dia, testemunhei tantas pessoas falarem de como minha avó marcou a vida delas com seu carinho e amor. Ela que sempre foi uma mulher simples, e que colocou a família como prioridade, foi cercada de reconhecimento e honra.

Nas semanas passadas, ouvi historias opostas a da minha avó. Pessoas que na sua velhice, vivem a solidão e a ausência de cuidado e afeto. Não por conta da injustiça ou da ingratidão da família, mas pelas escolhas que fizeram durante sua vida.

Quando crianças, ouvimos muito a pergunta: Quem você quer ser quando você crescer?

O Renato Russo até cantou para sua geração esse questionamento. Mas muitas vezes, nós nos esquecemos da próxima pergunta:

- Quem eu quero ser quando eu envelhecer?

Ao me lembrar da minha avó, ao pensar nessas historias antagônicas. Fico imaginando que tipo de idoso eu serei? Quais marcas e lembranças eu deixarei nas memórias dos que me conheceram. E todas essas questões acabam por me trazer sempre a um mesmo lugar, o meu presente. A história que eu desejo ter no futuro, depende do que eu construo hoje. Minhas ações, minhas escolhas, meus investimentos atuais se repercutirão no meu futuro. E é aí que precisamos parar um pouco para pensar e analisar.

O que tenho feito com o  meu presente? O quanto tenho gastado para estabelecer os alicerces que me susterão nos dias vindouros? Quais laços tenho feito que me servirão  de sustentáculo nos anos que se seguirão?

E diante dessa realidade eu penso que devemos aproveitar enquanto somos jovens e fortes e  invistamos na nossa velhice. Que invistamos nos nossos sonhos e não os deixemos para depois, afinal um dia pode ser que não tenha depois.

Estabeleçamos fortes laços de amizades, pois a amizade é um dos remédios mais eficazes para a alma. Construamos uma realidade familiar firmada em princípios eternos, onde o amor e a cumplicidade sejam sempre abundantes. Gastemos tempo com que é essencial, e aprendamos a priorizar as pessoas ao invés das coisas.

E devemos sempre nos lembrar, que se você fez escolhas erradas, fracassou em alguma coisa, foi inconsequente ou incompetente, saiba que nem tudo esta acabado. Ainda há tempo! Há recomeço para você. E hoje é um bom dia para começar a pensar no seu futuro, construindo o seu presente!

E ai, quem você quer ser quando envelhecer?

 

 

 

 

Contacto

Rebeca Barros rebeca.neri@gmail.com