Quando o talento não é o suficiente

02-12-2015 22:14

 Os pais tem uma importante função de reconhecer os talentos dos filhos e de ajudá-los a desenvolvê-los. E não é muito difícil encontrarmos por aí um pai/mãe babando suas crias e fazendo emocionantes relatos de como seus filhos são especiais, talentosos, inteligentes e criativos.

As palavras de afirmação, os elogios, os feedbacks e torcida da família, de fato, são poderosos investimentos na poupança narcísica do sujeito, ajudando a crescer mais seguro e autoconfiante. O grande detalhe é que a visão dos pais é envolta por uma percepção contaminada pelos afetos que circundam esse relacionamento tão especial. E isso é algo natural e até um ponto benéfico.

O grande problema, é que muitos pais ficam tão encantados com o desenvolvimento dos filhos, que acabam por superestimar os talentos dos rebentos e esquecer-se de ensinar algo importantíssimo, que é o esforço. Sem o qual será muito difícil para os filhos administrarem e desenvolverem suas habilidades

A meu ver, essa ausência de ensino sobre a importância da disciplina, do comprometimento e determinação, tem feito muitas pessoas crescerem com a falsa ideia que só porque tem algum tipo de habilidade, isso já é o suficiente para alcançar seus sonhos e objetivos.  O grande detalhe dessa percepção equivocada, é que ao assumirem suas vidas, logo vem o choque de realidade; para se destacar, embora o talento natural seja importante, ele não é suficiente. E não são poucos os jovens que se frustam grandemente,  ao peceberem que não são "a última bolacha do pacote" e que apesar de serem tallentosos, existem outros tantos como ele.

Cabe também aos pais ensinarem, desde pequenos que as habilidades especiais são como uma pedra bruta que precisam ser lapidadas. Afinal, só com trabalho duro podemos transformar o potencial em realidade, o sonho em um objetivo alcançado, uma virtude em um traço de caráter. A vida é uma construção, e cada escolha que fazemos é um pequeno tijolo que colocamos ou tiramos do nosso edifício. E quanto mais energia e dedicação investimos no que queremos construir, no que queremos ser, melhor será  a qualidade do que fazemos.

Por isso, lembre-se:

Na arte de educar para vida, tão importante quanto valorizar o talento e potencial, é ensinar sobre o inestimável valor do trabalho e esforço.

 

 

 

 

Contacto

Rebeca Barros rebeca.neri@gmail.com