O valor de um grande amor

12-06-2013 00:07

Dias difíceis estradas tortuosas. Grande e dolorosa havia sido a jornada do fugitivo Jacó. Mas depois de tanto caminhar, encontrou o seu destino: seus olhos sorriram ao ver Raquel.

Mais do que guarida, o jovem Jacó encontrou na casa do seu tio Labão o amor. Não demorou muito para que o rapaz descobrisse que aquela era a mulher de sua vida. E quando o seu tio Labão lhe perguntou o que ele queria como recompensa do seu serviço, Jacó não titubeou: “Quero Raquel como esposa!”.

O esperto Labão definiu um preço, sete anos de trabalho. Para o amante Jacó, nenhum tempo era demais, nenhum esforço era tão grande. O desafio foi aceito, e por sete longos anos Jacó trabalhou incansavelmente e esperou pacientemente para ter nos braços a sua amada. Por tanto amar, o jovem não percebeu o tempo que passou, e para ele os sete anos pareceram dias.

Que poder tem o amor, de esperar, aguardar o tempo certo. Diz o sábio, o amor tudo espera. Jacó deixou-nos a lição de que a paciência e a esperança devem habitar conjuntamente em nossos corações. Se amamos ou se desejamos amar, precisamos aprender sobre a arte de esperar. Por Raquel, Jacó aguardou sete anos, contudo, no dia do casamento, enquanto os convidados festejavam em um banquete, Labão enganou o genro e deu-lhe Lia, sua filha mais velha, no lugar da bela Raquel.

Quando Jacó descobriu a trapaça já era tarde. Mas ele não se conformou. Desejava ter sua amada ao seu lado. Jacó não se contentou com Lia, não deixou pra lá o sonho de viver uma bela história de amor. E é ai que aprendemos que a perseverança é o combustível para alcançar sonhos. É tão triste ver tanta gente se acostumando com as “Lias” trocando a possibilidade do extraordinário para viver o bonzinho. Moças que por medo da solidão, acabam se envolvendo com homens que mais parecem “sapos”. Por sua vez, rapazes por medo da rejeição ou pela falta de paciência, acabam por abrir mão da sua Raquel.

Diante do inconformismo de Jacó, Labão deu-lhe uma desculpa esfarrapada e fez uma nova proposta: mais sete anos de trabalho por Raquel.

Novamente o amor de Jacó foi mais forte. Ele aceitou a proposta e pôde enfim ter sua amada ao seu lado.

Foram sete anos de espera, quatorze anos de trabalho, e um grande, mui grande amor. Assusta-me pensar na força que o amor tem de fazer e transformar as pessoas. O trabalho pode representar aqui as mudanças, o crescimento, o amadurecimento. Aprendi que relacionamento é construção e que parte dessa construção começa antes do relacionamento.

O amor verdadeiro gera em nós o desejo de crescermos, de melhorarmos, de vivermos mudanças para o bem do outro.  Jacó trabalhou bastante, e enquanto trabalhava seu caráter, seu temperamento, suas emoções eram também trabalhadas. 

Esforce-se para ser melhor. Trabalhe e construa o seu futuro.   Invista em você, e assim você estará investindo no seu relacionamento. Não se acomode e se esforce e terá a sua recompensa.

Existem sim pessoas pelas quais vale a pena investir. Encontrando-as, busque o tempo certo de se aproximar e começar um relacionamento.  Então você poderá dizer: é por você que eu tenho trabalhado e esperado todo esse tempo. Achei o meu grande amor!

 

Contacto

Rebeca Barros rebeca.neri@gmail.com