O silêncio também fala

07-05-2013 13:20

Não sei se é algo próprio das mulheres, mas eu detesto fazer uma pergunta a alguém e não receber resposta.  Minha aflição não é receber um não,  uma resposta indesejada, um não sei, vou pensar, espero um pouco que te dou uma resposta. O que me angustia mesmo é ser ignorada,  não receber resposta alguma, e como dizem os mais modernos, ser deixada no vácuo.

A teoria da comunicação alerta: é impossível não se comunicar, ou seja até o silêncio nos comunica algo. O problema disso é que quase sempre a nossa interpretação do silêncio do outro é diferente do que de fato ele quer dizer. Projetamos ali, naquele vazio, os nossos próprios medos, inseguranças, anseios, desejos, e fazemos uma interpretação livre do que a não resposta do outro quer dizer.

Assim, quando você se cala, se esconde, foge de uma pergunta, de uma escolha, de um problema, você continua comunicando e escolhendo, só que de uma maneira nem sempre efetiva e consciente. Você dá espaço para interpretações equivocadas e cheias de ruído.

Então, se você precisa de um tempo para pensar, se você precisa de um tempo de silêncio, avise antes. Todos tem direito ao silêncio, mas é educado comunicar  as pessoas que importam que esse é o seu tempo.

Deixar as pessoas no “vácuo” é dá espaço para duvidas e  leituras nem sempre adequadas dos seus atos.

 

 

 

 

Contacto

Rebeca Barros rebeca.neri@gmail.com