Misericórdia

01-08-2013 23:28

Penso que Deus permite que passemos por algumas situações para que possamos aprender a sermos mais misericordiosos com os outros. De longe, as fraquezas alheias são absurdas. Parece-nos inaceitável que alguém seja tão fraco e vulnerável. Que alguém seja tão bobo assim e caia em uma pedra tão pequena.

O ser humano e seu hábito de julgar. De criticar e rir, de ser intolerante e inflexível. Mas como é falha nossa justiça própria,  abismamo-nos com a mosca que nossos vizinhos engolem, mas não percebemos que temos engolido camelos.

Maldamos e conjecturamos, construímos verdades inquestionáveis. Deixamos que nossos preconceitos ceguem os nossos olhos e mesmo assim nos achamos os mais coerentes e sinceros do mundo.

Por muitas vezes deixamos nossas ideias pré-concebidas  falarem mais alto do que nossa compaixão. Quantas vezes não nos aproximámos de alguém, pois outro alguém nos advertiu sobre algum defeito seu. Ou quando, olhamos de canto uma fraqueza do que andava ao lado, e achamos que daquele mal nunca sofreremos. Quantas vezes o nosso “eu” gritou mais forte, e nos fez olhar para o que é externo, descartável, sem valor, e não nos deixou vê o que tinha para além da superfície.

Só que isso nos custa muito. Acabamos por perder a chance de aprender com o outro e muitas vezes temos que passar pela mesma situação que antes achávamos inaceitaveis. Perdemos a chance de ser usados por Deus para destilar amor e graça na vida de quem Deus deseja abraçar. Além das muitas pessoas maravilhosas que deixamos de nos relacionar por conta do orgulho e presunção.

Só que Deus é gracioso, e deseja nos ensinar que misericórdia é necessidade diária. Que não é só o outro que precisa, mas que cada um de nós, também carece de graça e misericórdia todos os dias. Que não são os nossos atos de justiça própria que nos garantem qualquer coisa. E que as minhas fraquezas só são  diferentes das dos outros, mas que também, como as dos demais, me afastam do meu criador.

Escrevo esse texto com temor, pois este é um desafio diário para todo cristão.  Certa da na necessidade que eu tenho de Deus, da sua graça e misericórdia. Que o Senhor encontre espaço para confrontar nossos enganos e nossas falsas fortalezas. Ao digitar essas palavras oro para que o Senhor traga nas nossas vidas a revelação da profundidade de sua misericórdia e nos toque com sua graça!

PS: Esse não é um tratado teológico! São apenas ideias e pensamentos.

Contacto

Rebeca Barros rebeca.neri@gmail.com