Mãe, obrigada por ter criado uma princesa.

30-06-2016 14:37

Mãe, obrigada por ter criado uma princesa!

 

Mãe, a vida nem sempre é fácil, mas você me ensinou encarar a vida com força e coragem.  Você me disse que as princesas também são guerreiras, e que ao lutarem  pelo que acreditam, elas fazem isso sem perder a doçura e a esperança. Sim, você me ensinou que deveria espalhar doçura e graça por onde eu fosse. Que deveria ajudar a construir um mundo melhor e que para fazer isso precisaria ter um espírito firme e determinado.

Sim, você me ensinou que o que faz de uma garota uma princesa não é a sua herança genética, nem são suas joias e roupas de grife, mas sua nobreza está no seu caráter. Que não é magia ou encanto que faz sonhos se realizarem, mas que é necessário trabalho duro, persistência e uma dose de entusiasmo.

Você me colocava vestidos rodados, mas sempre me ensinou que era o coração alegre que aformoseia o rosto. Você me ensinou a cuidar da minha aparência, mas principalmente do meu coração. Ser gentil, respeitar o próximo, ouvir sem preconceitos, são características essenciais de uma princesa.

 

Mãe, obrigada por ter pintado o meu quarto de rosa, lilás ou da cor que eu quisesse. Obrigada por ter me dado bonecas, sapatilhas e ter me deixado fazer balé. Talvez sem saber, você aguçou em mim a criatividade e o senso estético. Você me mostrou que podemos deixar esse mundo mais bonito e colorido, que podemos criar soluções criativas para os problemas que surgem. Ah; não posso esquecer-me das flores, que você sempre cultivou e as usava para embelezar nossa casa. Sim, eu aprendi com você a fazer de uma casa um lar, aconchegante e cheia de vida.

 

Obrigada mamãe por ter passado mertiolate nos meus joelhos ralados e ter soprado para diminuir a dor. Gestos tão pequeninos como este, me provocavam um grande conforto emocional. Você me ensinava que na vida seria inevitável me machucar, mas Deus sempre colocaria pessoas para segurar minha mão e me confortar. Ah, mamãe, e quantos foram esses momentos de dor, quantos machucados a vida me causou, mas você estava certa, até quando você não pôde segurar minha mão, Deus estava lá soprando o meu machucado e dizendo: Logo vai passar!

Mãe, muita gente achava que seu carinho me faria fraca. Mas ele só me alimentou para que nos dias difíceis eu pudesse ter de onde me suprir de coragem e força. Na vida há muitos altos e baixos, tropeços e incertezas, mas você construiu em mim raízes, me ensinou a recomeçar tantas vezes fosse necessário.

Você me ensinou sobre dignidade e fé. Me ensinou a acreditar em mim mesma, mesmo quando os outros me achavam tão frágil.  Você me dizia que eu podia enfrentar o mundo, que podia voar para onde eu quisesse, mas que você sempre estaria lá para quando eu precisasse de você.  E isso deixa a gente mais segura, mais forte para enfrentar os nossos medos. Mãe, obrigada por ter me ensinado a ser quem eu queria ser.

E principalmente, obrigada mamãe por ter sido sempre o meu modelo de princesa. Quando alguém fala em princesa, a primeira história que me vem na cabeça não foi contada pela Disney, nem pelos irmãos Grimm, a história que mais me encanta e me inspira é da princesa que chamo de mãe.

Contacto

Rebeca Barros rebeca.neri@gmail.com