Entre o fim e o começo

02-02-2014 11:10

A vida é cheia de términos e começos, pontos de partida e linhas de chegada. Nem sempre tão claros, nem tão lineares assim, mas estão por aí, em tantos momentos da vida da gente.

Um dia parecia longe aquele sonho, a meta era ambiciosa, o projeto não passava de rabiscos no papel e ideias na cabeça. Então, degrau a degrau construímos, lutamos e chegamos lá. Festejamos, brindamos e com alegria olhamos para trás, com o coração emocionado pelo que conquistamos.

Só que depois da festa, vem a vida. E é então que nos encontramos neste lugar, no meio entre o que foi e o que pode vim a ser. Ambiente frequentemente visitado pela angústia, e denominado por alguns de transição. Este é o lugar do desafio do recomeço, de gerar novos sonhos.

O caso é que nem sempre é tão fácil. Para nascerem algumas coisas, muitas vezes é necessário que outras morram. Para assumirmos alguns papéis em nossa vida é necessário abandonar outros, ou pelo menos deixar guardado por algum tempo.  Talvez um dos grandes desafios dos novos começos seja este: de abrir mão do que já acostumamos fazer e ser, para aprendermos novas formas de vida, novos caminhos e possibilidades.

Não que desprezaremos as nossas experiências, nem que nos esqueceremos do que já aprendemos. Pelo contrário, tudo isso faz parte do que nos tornamos, mas não podem ser um esconderijo, nem uma muleta, que não nos impeçam de começarmos de novo. 

Entre o fim e o começo, temos dois caminhos; o caminho da comodidade ou fazermos daquele lugar uma incubadora de sonhos. Recomeçar não é fácil, mas é preciso!!!

15/05/12

 

Contacto

Rebeca Barros rebeca.neri@gmail.com