Carta aberta aos jovens

05-01-2014 17:48

“... Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.” 1 João 2:14b

A nossa geração foi desacreditada por muitos. Achavam que a tecnologia nos acomodaria, que por termos tantas faciliddades seríamos preguiçosos e improdutivos. Os mais pessimistas apontavam para nossa geração como uma geração perdida e sem rumo, aprisionada pelo consumo e imersa por um mar de futilidades. Quem nunca ouviu uma derivação da celebre frase: “No meu tempo as coisas eram diferentes, os jovens de hoje em dia não querem nada com a hora do Brasil...”

Contudo, houve os que acreditaram em nós. Nossos pais e professores, nossos líderes e pastores, que apesar das previsões tenebrosas, gastaram tempo e esforço para formar em nós um carater digno e honrado.

E por conta desse investimento, hoje nos tornamos uma geração diferente. Usamos a tecnologia para grandes avanços nas áreas da saúde e educação. As redes sociais que criamos, não são apenas difusoras de futilidades, mas servem como canal de compartilhamento de conhecimentos e de estabelecimentos de contatos e até o início de relacionamentos saudáveis. Além disso, nunca antes se pensou tanto em sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente. Construimos estilos de vida diferentes, mostramos que somos uma geração que não se perdeu, e que apesar dos pesares tem sobrevivido aos contrataques e ofertas das trevas.

O Ap. João sabia das investidas das trevas sobre os jovens e sobre como o jovem precisava de ensino e direção para se fortalecer e enfrentar esses ataques, mantendo-se puro e fiel a Deus. Mas ele também tinha o conhecimento da força do jovem, e com conhecimento de causa. Já que ele mesmo era apenas um jovenzinho quando disse sim ao chamado de Jesus e se tornou um discípulo do mestre. João pôde usar da sua força para enfrentar as duras perseguições ao evangelho e se tornou um dos pais da igreja. Talvez foi por isso que ele decidiu incluir os jovens nas suas cartas de ensino a igreja de Cristo.

Hoje repito o que o Apostólo do amor fez, escrevo para você que como eu é jovem e deseja fazer a diferença no mundo. Sei que nem sempre nos sentimos tão fortes assim e até que vez ou outra duvidamos do nosso potencial. Mas já temos mostrado ao mundo que nossa geração não se limita a ser bebedores de Coca-Cola e amantes de tecnologia. Somos muito mais do que isso!

Só que há uma nova geração de crianças e adolescentes logo aí, e as palavras acerca deles são ainda mais cruéis e desesperançosas. Dizem que os nossos meninos e meninas são tão terríveis que precisam estar atrás das grades ainda mais novos. Falam que a geração deles destruirá o mundo. Como nós, eles são chamados de aborrescentes e rebeldes sem causa. O olhar sobre eles é de descredito e de marginalização.

Mas o que não vemos as pessoas falarem é que estão dispostas a ensinarem e discipularem essa nova geração. Estes meninos estão órfãos de pais vivos, pois esses não se comprometem com a responsabilidade de educar sua prole. Os professores estão tão sobrecarregados, que já não dão conta mais de tanta pressão por parte dos pais e sociedade. Os lideres e pastores estão cansados e acham que oferecer entretenimento gospel para os adolescentes é o suficiente. Essa geração está crescendo sem referenciais e modelos de vida. Por sua vez, as astutas ciladas das trevas se tornam cada vez mais fortes e são liberadas na vida de crianças cada vez mais novas. Os nossos olhos testemunham a próxima geração sendo consumida e se perdendo.

E surge a pergunta: Quem irá discipular a próxima geração? Quem irá mostrá-los o caminho? Quem está disposto a investir tempo, esforço e dinheiro para levar salvação à eles?

Eu respondo por mim, mas desejo responder por minha geração:

- Eis-nos aqui! Envia-nos a eles!

Esse texto é sobretudo, um convite a você meu amigo, que enfrentou na sua juventude muitas lutas, mas chegou até aqui, para que você ajude a outros a se desembaraçarem das paixões dessa vida, e irem além. Somos os responsáveis pela próxima geração. E que a nossa força fortaleça a eles e que nossos exemplos possam ser imitados, mas que eles possam ser melhores do que nós.

Eu escrevo para você jovem, porque você é forte e você já venceu muitas tentações e lutas. Eu, o apóstolo João e Deus acreditamos em você!

Responda sim a este chamado!

 

Na esperança e amor de Cristo,

Pra. Rebeca Barros

 

 

Contacto

Rebeca Barros rebeca.neri@gmail.com