A sabedoria da prudência

13-08-2016 22:08

Usei por muito tempo uma camiseta  vermelha bordada  com uma figura ilustrativa e os dizeres: “ O homem sensato vê o mal e se esconde, mas o imprudente passa adiante e leva a pena.” Pv 27:12..

Muitos anos depois, o verso bíblico que estampava a minha camiseta sempre me volta à cabeça. O conselho de Salomão é de uma sabedoria incrível. O pequeno ditado é tão rico e se colocado em prática pode nos livrar de muitas dores de cabeça.

Nele encontramos um alerta, sobre não confiarmos em nós mesmos. O prudente ao observar o perigo poderia dizer: - Estou vendo o mal, mas sou forte e poderoso para enfrentá-lo! Pelo contrário,  ele reconheceu as suas fraquezas e foi humilde para não seguir adiante. Ele não se importou de ser chamado de covarde, não se deixou ser tentado a provar que era bom o suficiente, não foi permissivo para maquiar o mal com uma roupa de bem, ele não foi arrogante, nem autossuficiente. Ao invés disso ele se escondeu, ficou ali esperando o perigo passar, fugiu para longe do que o poderia fazer tropeçar, não fez acordos com o que poderia levá-lo ao pecado, e assim tomou a atitude mais corajosa que poderia tomar.

Não é raro vermos pessoas envolvidas em situações complicadas, exatamente por falta de prudência. A autossuficiência,  a excessiva confiança em si mesmo, e aquele velho discurso, “isso não vai acontecer comigo”, tem levado muitas pessoas a caírem em pecado, se aliançarem  com gente errada e até terem grandes prejuízos financeiros na sua vida.

Quantos jovens cristãos se deixam envolver em um relacionamento de jugo desigual, arriscando  assim seu chamado e a sua futura família. Ou quantos ex-viciados, acabam tendo recaídas ao se acharem fortes o bastante para frequentarem ambientes que se relacionavam ao antigo vício.  A insensatez nos torna permissivos, e a permissividade abre portas para o pecado e suas terríveis consequências.

Mas nem sempre conseguimos enxergar o mal. E por isso, precisamos ser sensíveis ao Espírito Santo, pedindo sempre a direção para nossas escolhas. Caminharmos a luz da palavra e colocá-la em lugar de primazia nas nossas vidas, traz proteção e segurança.  Não se arrisque se expondo a tentações E se por acaso, você sabe que há uma possibilidade de se encontrar com o pecado em uma determinada rua, passe pelo bairro mais distante. Seja prudente!

Contacto

Rebeca Barros rebeca.neri@gmail.com