A espera

26-09-2012 22:37

Enquanto minha mãe fazia sua devocional matinal, sua leitura ressoou pela sala encontrando os meus ouvidos, ou melhor, meu coração. Era um verso conhecido, mas que me lembrou de uma verdade maravilhosa:

“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.” Isaías 64:4

Como é precioso saber isso, saber que tem alguém trabalhando por mim, enquanto eu espero nele. O grande caso é que esperar não é uma tarefa tão simples assim. Requer de nós paciência, esperança, confiança e fé, muita fé!

Lembrei-me dos meus primeiros anos de faculdade, quando tive certa experiência com a espera. Nesse período tive que aprender lidar com coisas simples, mas que me ensinaram preciosas lições. Esperar as férias chegarem para voltar para casa, esperar o resultado das provas, esperar os colegas enviarem sua parte do trabalho, e até esperar pelo transporte para voltar para casa.

Esses são pequenos exemplos, mas os princípios da espera se aplicam também para os grandes desafios e milagres pelos quais estamos esperando.

Primeira coisa que devemos observar é em quem temos esperado. Na faculdade, quando fazíamos trabalho de equipe, pelas experiências anteriores, sabia se podia confiar naquele colega, então podia esperar com tranquilidade, pois tinha certeza que ele faria sua parte do trabalho. Se você não confia, você não espera, ou se espera é com ansiedade, angústia e desconfiança. Mas se você espera em quem você tem certeza que virá/fará, sua espera é cheia de paz e fé.

Se o seu coração ainda não confia totalmente em Deus, busque conhecê-lo, lembre-se de outros momentos em que Ele já respondeu suas orações. Dê um passo de fé e espere sem duvidar.

A segunda coisa que eu aprendi é que a espera não é uma atitude passiva, apática e inerte. A espera deve ser uma ação, uma atitude e uma escolha, na qual podemos nos preparar. Se você espera por um crescimento profissional, enquanto você espera se qualifique. Se você espera formar uma família, então amadureça, se torne a melhor pessoa que você pode ser. Se você espera uma oportunidade de avançar ministerialmente, invista no seu chamado, gaste tempo com Deus.

Como diz a música: “ Enquanto espero, encho-me de sonhos, encho-me de vida!”.

Deus está trabalhando, e você está esperando?

Espere, confie, sonhe, Ele virá, Ele fará o milagre que você precisa.

 

...

Contacto

Rebeca Barros rebeca.neri@gmail.com