A dor e o sofrimento

27-05-2013 22:32

Já dizia o grande poeta: a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional.

Sei que a coisa não é tão simples assim. Particularmente, não acredito que o sofrimento seja tão opcional, mas concordo parcialmente com Drummond.  Às vezes, parece-me que muitas pessoas estão escolhendo uma vida de eterno sofrimento.

Explico, tem muita gente por aí que faz das dores e dificuldades uma grande desculpa para viver sempre infeliz.  Gente que vive reclamando de tudo, que nunca vê beleza em nada, que acha que todos estão contra ele, que todos querem explorá-lo, humilhá-lo, tirar alguma vantagem dele. Como conheço gente assim, que vive usando suas redes sociais para alfinetar alguém e tudo que os amigos postam, a pessoa acaba  achando que é uma indireta para ela.

Ah, como tem gente que cultiva o sofrimento, que acha que a vida para ele é mais difícil do que para os outros. Gente que escolhe o distanciamento e depois se queixa da solidão, que diz que sente saudade, mas não tem coragem de dar nenhum passo para o reencontro, que não tem coragem de pedir ajuda, mas que reclama por que ninguém apoia.

Sei que há sofrimentos inevitáveis, e isso faz parte da vida. Mas por favor, vamos descomplicar!

Não estou falando de ter uma postura Polianesca, mas de dá uma chance para o belo, para o bom, para o bem. A vida já tem suas complicações, não dificulte mais as coisas.

 

Contacto

Rebeca Barros rebeca.neri@gmail.com